Os Trabalhistas

+55 86 9 8113-1500 ostrabalhistas@gmail.com

Menu
5 Dicas de Estudos

5 Dicas de Estudos

Por em Colunas, Notícias, Rodrigo Canizo, últimas Data 29 de julho de 2016


Você sabe que na escola não aprendemos a estudar e nem a aprender? Infelizmente nossa metodologia é ultrapassada! Passamos anos e anos decorando textos de diversas matérias para que consigamos aprovação nas provas com um único objetivo: Passar de ano, avançar de série. Você sabe qual a consequência disso? Temos um aprendizado que não será posto em prática porque nos esquecemos de tudo que aprendemos. Se hoje eu perguntar para muitos alunos sobre a história do Brasil, tenho certeza que alguns não saberiam me contar muitas coisas. Nossa deficiência está no método de aprendizado que há anos está defasado e continua sendo praticados em nossas escolas.

Atendendo a nossa missão que é transformar as pessoas, potencializando a capacidade do indivíduo para o alcance da excelência através do autoconhecimento, autocontrole e autoconfiança. Fazendo com que as pessoas se sintam prósperas e absolutamente felizes, utilizaremos esse primeiro texto para passar 5 dicas que vão melhorar os seus estudos.

Observação: Não adianta só ler, mesmo que você seja cético, coloque em prática tudo que eu disser, pelo menos por 21 dias, depois você me conta se realmente a qualidade do seu aprendizado não melhorou. Combinado?

1 – Fazer somente leitura não é estudar

Estou montando uma palestra para ministrar aos alunos da Ativa Aprendizagem em que falarei da importância do estudo Ativo. Para aproveitar esse gancho, vou escrever um texto para ensiná-los a definição do estudo ativo e do estudo passivo e qual a importância dele na qualidade dos seus estudos.

Aprendemos que estudar significa ler, ler e reler, porém esse não é o melhor método para quem precisa decorar e aprender conteúdos diversos, como os do edital de um concurso público.

Para você realmente aprender o que está estudando é necessário:

  • – Utilizar todos os seus sentidos em prol daquela atividade. Ficou confuso? Aguarde;
  • – Reflita criticamente sobre o conteúdo que está sendo estudado;
  • – Se envolva; escreva; anote pontos chaves; crie mapas mentais; flashcards e principalmente revise o material que você produziu durante sua sessão de estudo.

2 – Tenha ciência do conteúdo que será estudado

Por que isso? Porque quando você já conhece o assunto ou até mesmo já ouviu falar, você acredita que seu aprendizado será mais fácil, mais divertido e menos maçante.

Não é verdade que sempre que vamos estudar algo novo ou algo em que já ouvimos um comentário negativo, nosso estudo fica mais árduo?

Portanto,  antes de iniciar qualquer estudo, seja em livros de doutrina ou até mesmo vídeo aula, é importante que você tenha ciência do que vai ser estudado naquele momento. Relembre tudo o que você já sabe sobre o assunto e se ainda não tiver elaborado nenhum material de revisão, comece a elaborá-lo naquele momento e complete com o aprendizado que você teve depois da sessão de estudos.

3 – Crie perguntas sobre assuntos que você está estudando

Você não acha que quando você consegue responder determinada pergunta isso te gera mais autoconfiança e aquela sensação de que você é foda naquele assunto?

É por isso que é tão importante estudar elaborando questões sobre o tema. Você consegue eliminar todas as dúvidas respondendo as questões que você elaborou ou até mesmo retirou de outra fonte de estudo.

Aqui vai outra dica, dentro de uma dica, rsrs….Antes de iniciar a leitura de um capítulo, faça uma pré-leitura e já comece a escrever todas as suas dúvidas, em forma de pergunta, relacionadas ao assunto que será estudado.

Como colocar essa dica em prática? Faça questões referentes ao assunto que você estudou. Faça simulados e provas anteriores, isso te ajudará muito na fixação do assunto. Observação: Se você não tem paciência para fazer questões é preciso reavaliar a sua vontade de passar no concurso público.

4- Faça associação de fatos reais com o conteúdo aprendido

Integre seus estudos na sua vida pessoal. Pense em situações cotidianas que você pode aplicar aquela lei ou até mesmo situações do dia-a-dia que infringem regras do nosso ordenamento jurídico.

Eu mesmo sempre que vou a um restaurante, shopping ou passear com meus cachorros no meu condomínio, converso com diversos trabalhadores e vejo como muitas empresas descumprem regras básicas do D. do Trabalho.

Quanto mais você fizer essa associação com o mundo real, mais você será capaz de fixar o conteúdo.

5- Adote hábitos regulares de estudo

É necessário que você crie o hábito de estudar regulamente. Como sempre comento em minhas postagens do Instagram (@concursarestudos), estudar é igual a dieta e a malhação. Não adianta fazer dieta durante a semana e comer um boi nos fins de semana, como também não adianta ser atleta de fim de semana. Você já ouviu falar isso?

Como qualquer hábito, é necessário que você crie uma rotina regular de estudos, nem que seja de apenas uma hora por dia. Eu sou até um pouco mais chato, gosto sempre que meus coachees tenham horário certo, tenha hora para começar e para terminar sua sessão de estudos. Isso faz com que você priorize o horário de estudos, impedindo que qualquer situação atrapalhe a sua rotina.

No processo de coaching da Concursar montamos um cronograma exclusivamente para você. Na terceira sessão, após analisar suas deficiências, montamos o cronograma para que você iguale seu conhecimento em todas as matérias. Não se pode acertar 90% de algumas matérias, enquanto em outras você só acerta 50%. É preciso equiparar a porcentagem de acertos em todas as disciplinas.

Toda semana postarei dicas de estudos através do meu site www.concursarestudos.com.br; da nossa fanpage: Concursar Planejamento de Estudos e vídeos através do nosso canal do YouTube: Concursar Estudos.

Espero que vocês tenham gostado e convido a todos para no seguir através das nossas redes sociais.


Sobre o autor

Rodrigo Canizo
Rodrigo Canizo

Rodrigo Canizo Advogado Trabalhista e Personal e Professional Coaching. Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Possui experiência na área de concursos públicos - Coach de Carreira - e em Life Coach (Sonhos, Emagrecimento, Relacionamentos, dentre outros). Como advogado tem larga experiência em contencioso e consultivo. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil.

1 Comentário

  • Fernando 2 ANOS AGO

    Gostei muito das dicas! Agora percebo que estou pecando em alguns pontos da minh preparação! Inscreverei-me no seu site hoje mesmo! ; )

    Responder

Deixe um comentário